Pesquisa personalizada
Pesquisa personalizada

quinta-feira, 31 de julho de 2008

bolha imobiliaria ja estoutou? tire duvidas de tudo que for ligado ao mundo do imovel

José Ruiz
Bolha Imobiliária: já estourou?
O assunto é delicado, a questão é grave e deixa economistas, investidores e donas de casa de cabelo em pé...

Muita gente ainda não se deu conta, mas o estouro da bolha imobiliária nos Estados Unidos pode (e provavelmente vai) respingar em todo o mundo, encerrando um ciclo de prosperidade com o início de um período recessivo.

A movimentação ainda não é forte, até porque os bancos centrais do planeta estão investindo tubos de dinheiro para contornar a tendência (e talvez dê certo), mas só esta semana as bolsas já caíram um bocado e muita gente começou a perder dinheiro. Como exemplo, quem tinha R$ 100 mil investidos em ações da Vale do Rio Doce, uma das mais populares no mercado, só no dia 14/08/07 perdeu quase R$ 5 mil.

O pior da movimentação é o que os economistas chamam de “efeito manada”. É algo como o fim do raciocínio lógico e uma correria do tipo “salve-se quem puder”. Verdadeiro “pé na jaca”. Quando isso acontece, a coisa fica feia de vez.

O que você tem a ver com isso? Tudo...

Uma recessão nestas proporções criaria grandes dificuldades para países como o Brasil, emergentes que são, que representam os pequenos jogadores nesta briga de cachorro grande. Os países ricos sentem os efeitos, mas dão um jeito... Os pobres, já estavam fora do jogo mesmo... ferrados estão os remediados (é o nosso caso). Caem as exportações (para os Estados Unidos, principalmente), aumenta a aversão por papéis brasileiros e por aí a fora. No final, vai bater lá no seu bolso. Coitado...

Também porque o tal “boom imobiliário brasileiro” deverá ser seriamente afetado, pelo menos em um primeiro momento. É... a festa, se houver, deve ser adiada.

Para mais detalhes sobre esse assunto (e acho que você deveria ficar por dentro disso), dê uma lida neste texto completo =>>> http://www.forumimobiliario.com.br/viewtopic.php?f=26&t=318

Nenhum comentário:

melhor site de imoveis: www.apartamentossp.blogspot.com

melhor site de imoveis: www.apartamentossp.blogspot.com

clique aqui e faça seu financiamento